Um grande evento que a baixada santista foi contemplada.

Etapa de competição estadual foi realizada no domingo (26/08), no Gonzaguinha

São Vicente sediou o primeiro de 12 eventos que serão realizados em diversas cidades do Estado até o fim do ano. O concurso de bandas e fanfarras do domingo (26) animou a Cidade e encheu a arquibancada que foi montada na Avenida Antonio Rodrigues, no Gonzaguinha. A organização estimo um público de três mil pessoas, além dos 750integrantes das 15 corporações que disputarão o concurso. Mesmo com tempo ruim, um grande publico estava presente, até a mudança do evento para uma escola estadual nas proximidades, devido a ressaca que já estava invadindo as pistas da avenida.

O concurso foi dividido em duas categorias etárias, juvenil, até 19 anos, e sênior, em que participam pessoas de todas as idades, e em três categorias técnicas: bandas musicais, bandas de percussão fanfarras e as bandas marciais. Cada corporação teve o tempo máximo de 20 minutos, que envolvem desfile na Avenida Antonio Rodrigues e apresentação das músicas na Praça Heróis de 32. A bancada de avaliação foi composta por 16 profissionais do Estado e da Baixada Santista.  Entre os critérios de julgamento foram avaliados musicalidade, sincronia, desempenho e figurino. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu.

Ao todo, foram inscritas bandas e fanfarras de 12 cidades do Estado. São Vicente será representada pela Corporação Musical (Comus) de São Vicente, da Escola Estadual (EE) Prof. Leopoldo José Sant’ Anna e Corporação Musical e Coreográfica de Santos (Comucos).

O evento foi realizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP), Conservatório de Tatuí e da Organização Social Cultura e Arte ABAÇAÍ, junto a entidades parceiras, e conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Também apoiaram o evento, as Associações de Fanfarras e Bandas do estado de São Paulo (OCIFABAN), a AFABAN (associação de fanfarras e bandas do litoral) e a Associação de Fanfarras e Bandas da Região de Ribeirão Preto.

“Temos a preocupação de resgatar o olhar para as bandas e fanfarras, principalmente porque a maioria é composta por jovens. Por isso, até o dia 02 de dezembro, realizaremos o evento em várias cidades do estado”, afirma André Luis Barbezani, um dos organizadores do concurso.

  • Acompanhe as fotos nas nossas mídias sociais
  • Acompanhe os vídeos em nosso canal do Youtube.